Listas: Easter Eggs

Você já ouviu falar em Eater Eggs? A tradução para isso é “Ovos de Páscoa”, mas no mundo da informática, ganha outro significado, são brincadeiras ou surpresas escondidas dentro de páginas da internet, jogos e softwares.

Para que você entendam melhor, vou dar alguns exemplos dos principais Easter Eggs:
Em algumas versões anteriores o Mozilla começou a apresentar os Easter Eggs, e os manteve conforme foram sendo realizadas as atualizações no navegador, o primeiro que vou apresentar e mais intrigante é o endereço:

1º about:mozilla

O conteúdo escrito varia de acordo com a versão do navegador, e o fundo pode ser vermelho ou azul, imitação do Apocalipse que é encontrado na bíblia, e os pequenos textos fazem parte da história do Mozilla Foundation mostrando de uma forma diferente ao que esperamos.

O texto acima aparece na versão mais recente do navegador Mozilla Firefox, 12.0, e apareceu pela primeira vez no Firefox 3.0 Beta 3, que no contexto da história do Mozilla, quer dizer:

Em “O Livro de Mozilla, 11:9 10° Edição” Citação também ao 11 de setembro 2001, 10 anos após o atentado terrorista.

“Mammon” é uma alusão ao Internet Explorer, que “dorme” durante 5 anos entre os lançamentos do Internet Explorer 6 e do 7. O “renascimento da criatura” refere-se ao Firefox, que ganhou apoiadores que se auto-organizaram através do Spread Firefox, que comprometeram-se com a publicidade para o navegador, tomando um anúncio no The New York Times e fazendo um círculo em plantação com forma semelhante ao logotipo do Firefox. A “astúcia da raposa” é uma referência direta ao nome do Firefox (“Raposa de Fogo”). O “novo mundo” refere-se ao moderno, baseado em padrões websites dinâmicos e aplicações open-source. Os links apontam para o Manifesto Mozilla e para o newsletter about:Mozilla. A última parte, começando com “Mammon acordou” fala do lançamento do Internet Explorer 7 e com a “era nada além de um seguidor”, descreve-o como um seguidor, copiando várias das funções no Firefox que o Internet Explorer anteriormente não tinha. Além disso, esta citação do “10ª edição, é uma alusão ao 10 aniversário da Fundação Mozilla o durante o ciclo de desenvolvimento do Firefox 3.

É possível visualizar apenas nos navegadores de internet Mozilla, Netscape, SeaMonkey e K-Meleon.

2º Dois Firefox em Um

Copiando e colando a URL chrome://browser/content/browser.xul no navegador MOZILLA, conseguimos usar dois Firefox em um, não entendeu?

O Google também sempre foi cheio de Easter Eags, dois exemplos são:


3º Pesquise a palavra TILT no Google.com usando o Chrome

Esse é um pouco imperceptível, e tem outro mais legal

4º Pesquise a palavra DO A BARREL ROLL no Google.com usando o Chrome

5º =rand(100,55)

Esse nós encontramos no Word, é só digitar =rand(100,55) e pressionar “Enter”

Esses são apenas alguns entre vários outros efeitos e softwares.

E ai? Façam os testes!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s